Quer ficar loira mas não sabe ainda como vai cuidar? Vem aqui que eu te ajudo com esse cronograma capilar!
Oláaaa amores! Venho aqui hoje com a segunda parte do cronograma capilar para loiras. Caso você não saiba, eu fiz uma primeira parte algumas semanas atrás contando como fiz meu cronograma pré-descoloração, onde eu expliquei a importância do cuidado antes de descolorir as medeixas. Agora venho com o post do cronograma pós-descoloração, que vai te ajudar a ter um guia no primeiro mês e nos meses seguintes!
Queremos ficar loiras, mas não sabemos como cuidar
Queremos mechas e reflexos, até mesmo um loiro global e todo mundo fala "vai ter que cuidar bastante hein". Mas o que seria "cuidar bastante"? Comprar máscara de tratamento cara? Tacar óleo de coco? Ir no salão uma vez por mês pra fazer tratamento? Não usar secador? Não entrar na piscina? É tanta coisa, que tudo fica muito confuso, e não sabemos por onde começar e o que é de fato necessário.
Como que eu aprendi tudo que vou contar aqui para vocês? Bom, eu pesquisei muito. Conversei com tricologistas, cabeleireiros, vi vídeos na internet, li artigos... e claro, o melhor aprendizado: experiência. Eu pintei meu cabelo em setembro de 2020 e lá anotei muitos erros e acertos. Então, venho aqui com as informações que aprendi neste tempo todo, para te ajudar a ter um guia, um norte, nesta caminhada que é cuidar do cabelo loiro. Teria me ajudado muito se eu tivesse lido um post destes lá atrás em setembro, por isso eu vim aqui para te ajudar.
Eu vou começar o post explicando um pouco sobre cada etapa deste cronograma da loira (umectação, pré-shampoo, acidificação, reconstrução, nutrição e hidratação). Se você já conhece esses termos, fique livre para pular para a montagem do cronograma que está lá embaixo! Se não, vem aqui que eu te explico tudo certinho.
Primeiro, o básico
O cabelo loiro não é nem um pouco parecido com o cabelo virgem. Você vai perceber que ele vai ficar poroso, sem forma, rígido ou elástico... não vai ficar legal. Mas calma! Com cuidados diários você consegue sim deixar seu cabelo loiro maravilhoso. Lavar o cabelo somente com shampoo e condicionador não vai resolver nenhum problema do seu loiro, você vai precisar investir tempo e dindin em um cronograma capilar. Vou explicar cada etapa do cronograma primeiro, para você entender para que ela serve. Vamos imaginar que estamos fazendo uma receita de bolo! As etapas do cronograma são os ingredientes. No final do post, vamos juntar os ingredientes, cada um com sua ordem certa, e teremos o bolo.
Umectação
Vou começar explicando sobre a umectação. O cabelo loiro precisa de óleo, precisa repor gordura, então é recomendado que você faça umectação com uma certa frequência. Ela não substitui a etapa de nutrição! Podem parecer similares, mas na verdade elas têm ações diferentes no cabelo. A umectação nada mais é do que você deixar um produto (seja ele creme ou óleo vegetal) agindo no seu cabelo antes de você lavar. Você vai pentear seu cabelo e espalhar o produto nele seco, deixando agir por pelo menos uma hora. Eu gosto de dormir com o produto no cabelo e lavar no dia seguinte. A frequência da umectação vai variar de acordo com a semana do cronograma, então fica tranquila que lá na frente vou te mostrar como que você vai fazer pra adaptá-la na rotina. Eu gosto mais de fazer umectação com óleos! Uso óleo de abacate e óleo de linhaça ou de semente de uva. Eu usava óleo de coco no passado, mas ele pode amarelar o loiro, então parei de usar.
Acidificação
A acidificação é uma novidade no meio cabelístico. Ela vem se tornando mais conhecida ao passar dos anos, mas pouco se sabia sobre a acidificação até um tempo atrás. A acidificação nada mais é um tratamento para reduzir a porosidade dos fios e selar as cutículas. Antigamente fazíamos selagem, usávamos formol, mas a acidificação promete selar os fios sem mudar a estrutura deles! Cacheadas e onduladas podem se beneficiar desta técnica, além as descoloridas, claro. Ela é muito importante para as novas loiras - ou morenas iluminadas - porque quando passamos pelo processo de descoloração, o PH do nosso cabelo fica bem alto! Consegue chegar até 14 - sendo que o ideal para selar as cutículas é 4. Então, é recomendado fazer acidificação para trazer o fio para sua estrutura normal.
Além disso, a acidificação também ajuda a manter o tratamento dos fios. Não adianta você gastar com produto caro se seu cabelo está poroso! O cabelo não vai segurar tratamento nenhum. Então, você faz a acidificação para conseguir manter tratamentos. Existem poucos produtos no mercado que atendem esta etapa, por ela ser tão nova. Para a acidificação, é recomendado um ph 2, e existem produtos específicos com este ph para essa função. Eu uso o K Pro PH Balancer ou vinagre de maçã - sim, o vinagre de maçã mesmo, que você cozinha - diluído na minha máscara daquela etapa do cronograma. As duas técnicas dão super certo. Ainda farei um post mais completo sobre acidificação, mas acho que com essa explicação breve você consegue entender.
Pré-shampoo
Para quem não faz uso das técnicas low e no poo, o pré-shampoo pode ser um grande aliado! Eu tenho um post aqui que explica direitinho o que é o pré-shampoo, mas basicamente ele parece com a umectação, só que você pode deixar somente 30 mins antes do banho que já ta ótimo. Eu costumo fazer o pré-shampoo com cremes (Yamasterol é um queridinho). Ele vai ajudar a manter a cor do loiro e proteger os fios do sulfato, detergente forte encontrado no shampoo comum. Pessoas que fazem low/no poo também podem fazer pré-shampoo - eu mesma, no caso kkkk.
Reconstrução/Nutrição/Hidratação
Você vai comprar máscara de tratamento e sempre fala "hidratação". Mas quando falamos de cronograma capilar, entendemos que isso é um termo comercial! Na verdade, cada máscara tem uma função diferente. Fica tranquila e mais pra frente no post eu recomendo as máscaras para cada etapa.
Reconstrução: repor massa. Ela vai reconstruir o fio. Ajuda a tirar elasticidade, reduzir quebra, dar força. Geralmente contém: queratina, aminoácidos e alguns óleos que também são reconstrutores, como o de argan.
Nutrição: repor gordura. Vai ajudar a dar brilho, macies, corpo. Geralmente os ativos são a base de óleo ou manteigas. Cabelo loiro adora um óleo!
Hidratação: repor água. Vai ajudar também a dar brilho e macies, mas não da o corpo. O cabelo fica mais leve, com aspecto de soltinho. O principais ativos são d-pantenol, aloe vera, glicerina, babosa, até mesmo óleo de coco (na máscara).
Montando o Cronograma Capilar
Vamos lá! Não pense que o seu cronograma vai ser o igual de todo mundo, o famoso: H-N-H-N-R, que tem mais hidratação do que reconstrução. Quando fui para o Mariá Spa do Cabelo, fiz algumas perguntas para a menina que cuidou do meu cabelo. Ela me disse que o cabelo loiro precisava, acima de tudo, de nutrição e reconstrução. Que não era para ter medo da reconstrução, mas sim da hidratação. Não precisamos repor água nas primeiras lavagens, mas sim força e gordura.
De fato, um cabelo virgem com reconstrução excessiva pode ter efeito rebote. A queratina em excesso pode deixar o cabelo muito rígido, fazendo com que ele quebre a longo prazo. Mas no caso do cabelo loiro, a reconstrução é extremamente necessária, principalmente nas primeiras lavagens. Tanto a tricologista do Spa quanto vários cabeleireiros disseram a mesma coisa: reconstrução e nutrição. Pode fugir da hidratação nas lavagens, porque seu cabelo não precisa de água!
Tratamento vs. Manutenção
Antes de te mostrar o cronograma, vou explicar sobre o conceito de tratamento vs. manutenção. Vou listar os produtos que usei. O cronograma vem logo depois, caso você queira pular esta parte.
"Cabelo loiro precisa de investimento". Fato... mas dá para você dar uma reduzida no orçamento. Você divide o seu cronograma em Tratamento vs. Manutenção. As máscaras de tratamento são potentes, podem até pesar se forem usadas sem manutenção no meio. Comprando uma máscara de manutenção boa e baratinha e uma de tratamento não tão barata, porém potente, você consegue ter um cronograma capilar mais em conta e com resultados. Amend costuma ter produtos que são ótimos para mantuenção de tratamentos profissionais (como Wella) mas que também podem servir de tratamento para quem não tem condições de pagar por uma Nutri Enrich.
Se você reparar, usei na imagem abaixo a Amend como manutenção. Mas você pode usá-la como tratamento sim! Só deixe agir por 10 minutos, com touca térmica. Aí você faz manutenção com ela mesma, ou compra alguma mais baratinha bem classificada no mercado. A Carol Kyoko tem um vídeo listando as melhores máscaras de nutrição do mercado, da mais barata até a mais cara, pode te ajudar! Ela também tem um video assim para reconstrução e hidratação.
As máscaras da Skala eu costumo usar como condicionadores de acordo com cada etapa do cronograma e como creme de pentear. Somente uso elas sem máscara antes quando a ideia é fazer um tratamento levinho mesmo! Mas são ótimas, perfeitas para manutenção leve.
Preste atenção nos (m), (m/l), e (t) que irei listar
Com esse papo todo de tratamento e manutenção, eu criei uma legenda para você entender melhor onde que vai o tratamento e onde que vai a manutenção nesse cronograma. Espero que te ajude!
(t): tratamento. Produtos de alta tecnologia que não são feitos para serem usados diariamente. São essenciais nas primeiras semanas e depois começam a ser diluidos. Costumam ser bem caros. Se você não tiver condições de gastar R$200 em uma máscara, você pode comprá-la fracionada, para usá-la somente na semana de resgate e quando o cabelo realmente precisar. Mas existem produtos mais em conta e que são de tratamento! Exemplo: Wella Invigo Nutri Enrich, Lola Morte Súbita, Haskell Cavalo Forte.
(m): manutenção. Produtos que tem uma tecnologia boa, mas não vão conseguir ressuscitar seu cabelo se ele estiver muito danificado, pelo menos não de primeira. Eles não vão pesar no seu cabelo, mas vão ajudar a manter o tratamento e podem ser usados com mais frequência. Não significa que são ruins! São muito bons e costumam ter efeito a longo prazo. Se você não tiver condições de investir em uma máscara de tratamento, você pode usar uma de manutenção e deixar agindo 10 minutos no cabelo, com touca térmica. Exemplo: Amend Óleos Marroquinos, Linha Ghee da Lola.
(m/l): manutenção leve. Produtos condicionantes com ativos mais diluídos. São bons para quando você lava o cabelo com mais frequência, e ótimos para etapas que seu cabelo não gosta muito. Meu cabelo loiro não gosta de hidratação, então na etapa de hidratação eu uso manutenção leve. Costuma ser os potões da Skala! Também uso esses produtos como condicionadores dos produtos de tratamento ou manutenção. Marcas como Skala, Salon Line, Seda, Elseve... gosto bastante dos produtos, são ótimos. Mas são mais leves e podem ser usados diariamente sem medo.
Agora sim, o meu cronograma capilar para cabelos loiros:
No primeiro mês, você vai fazer muito tratamento. A primeira semana é um resgate, pra tirar seu cabelo do estado crítico da descoloração. Quando for fazer a descoloração, lembre de pedir pelo tratamento no salão, assim você já chega com o cabelo reconstruído! Se você não fizer o tratamento de reconstrução no salão, você vai fazer primeiro reconstrução e acidificação, na primeira lavagem. Depois segue o cronograma acima normal.
Na maioria dos casos os salões fazem o tratamento, então na primeira lavagem você vai fazer nutrição, com uma máscara potente. Eu uso a Nutri Enrich, uma máscara carésima, porém parcelei em 12x e valeu cada centavo. Mas você pode pesquisar máscaras de nutrição potentes. Lembre-se que comprar fracionado pode ser uma solução! Lembre-se também que uma máscara como a Nutri Enrich 500g custa em torno de R$150, equivalente a um tratamento no salão. Então pode ser que compense mais você comprar uma máscara cara dessas e ter para usar durante um/dois anos, do que gastar com produtos mais baratos e depois ter que correr pro salão para ressuscitar. Essa primeira semana de resgate é justamente pra evitar que isso aconteça.
No primeiro mês você vai usar bastante as máscaras de tratamento, já a partir do segundo você começa a intercalar semana de tratamento e semana de manutenção. Isso ajuda a diluir os gastos e trazer resultados muito bons.
A hidratração entra sutilmente a partir da terceira semana, com uma máscara de hidronutrição. Depois, eu entrei com uma hidratação de manutenção leve (Babosa, da Skala), porque meu cabelo simplesmente não gosta de hidratação de jeito nenhum, ele perde formato e fica muito volumoso. Com essa máscara da Skala ele ficou perfeito e o melhor de tudo é que custou R$7,00 o potão de 1kg. E sendo bem sincera, para o cabelo loiro vale mais a pena investir em nutrição do que hidratação.
O cronograma acima consiste em duas semanas: uma de manutenção e outra de tratamento. A reconstrução vem a cada 15 dias, feita com a máscara de tratamento. Mas se você sentir que está pesando muito, use a de manutenção intercalada. A acidificação reduz para uma vez a cada 15 dias também, porém tem cabelo que precisa de uma frequência maior, então pode sim fazer uma vez por semana. Tudo depende da porosidade e do estado atual do seu cabelo. A hidratação começa a ocupar mais espaço no cronograma, mas eu ainda assim a coloquei como hidronutrição por preferências pessoais. Mais uma vez, tudo vai depender de como seu cabelo vai respondendo.
Mas lembre-se que a nutrição é peça chave para a maioria dos cabelos loiros.
Cuidados diários
Não basta ter um cronograma bem feito, você também terá que ter novos cuidados diários. Vou listar alguns:
Dormir com fronha de cetim. Evita o ressecamento, "nó de fada" e mantém o brilho.
Passar óleo reparador. Você vai sentir conforme a necessidade. Eu gosto de passar antes de dormir e de manhã antes de sair de casa. Nem sempre o cabelo precisa! Mas passar antes de dormir é sucesso. Eu uso o da Elseve e ele dá conta do recado.
Tangle Teezer. A bichinha é cara, mas é boa. Ela diminui a quebra e a longo prazo também diminui os nós do cabelo. O cabelo fica mais alinhado, mais soltinho, tornando mais difícil o nó e a quebra. Estou usando a tangle teezer quando aplico a máscara e antes de fazer umectação. Existem réplicas parecidas, com a proposta similar! Tenho uma réplica inclusive. São ruins? Não, nem um pouco, mas claro que a tangle é melhor. Se realmente não tiver como comprar a tangle, a réplica atende bem!
Evite fontes de calor. Eu não ando usando nem mais o difusor! Além de danificar os fios, também pode oxidar a cor do loiro, então eu recomendo que você evite ao máximo usar fontes de calor.
Matização. Eu matizo meu cabelo bem pouco, para ser bem sincera. Meu cabelo quase não amarela, graças aos cuidados diários que eu mencionei acima. Mas sim, você provavelmente vai precisa matizar seu cabelo em algum momento! Minha recomendação é o matizador da Magic Color - eu uso o pérola.
Esquece piscina e mar. Eu não mergulho na piscina e nem no mar. Se quero refrescar a cabeça e o cabelo, vou pra ducha. Além disso, para proteger do sol, passo yamasterol no cabelo ou qualquer creme com proteção UV. Cabelo loiro e sol não combinam.
Não se desespere
Sem desespero, menina! Na primeira lavagem o cabelo pode ficar com um aspecto meio "bucha" mesmo. Não se preocupa que seguindo o cronograma direitinho, com reconstrução, nutrição e acidificação, seu cabelo vai ficar lindíssimo e você vai poder exibir seu loiro dos sonhos.
Vale lembrar que cada cabelo é um cabelo diferente, com um passado diferente inclusive! Pode ser que seu cabelo demore mais para responder a tratamentos, pode ser que ele seja mais rápido. Mas não perca esperanças. Meu cabelo não está com nenhuma ponta dupla, já recuperou as ondas, agora estou mantendo. Cabelo loiro da trabalho sim, mas agora pelo menos você já entende que trabalho é esse né?
Espero que meu post tenha sido útil para você e espero que seu loiro fique lindo! Para mais dicas capilares, vem dar uma olhadinha na categoria de cabelo aqui no blog. Não esquece de assinar a newsletter no final da página para receber os próximos posts que prometi aqui. Um abraço 💖
Uma dúvida, na primeira semana possuem 4 instruções, no caso preciso fazer 4 lavagens na primeira semana?
Obrigada por tanta informação maravilhosa!!
Olá. Poderia me explicar como vc faz a reconstrução e acidificação e umectação e nutrição? É na mesma lavagem? Tipo passa a máscara de reconstrução e depois a acidificante? Faz umectação antes de lavar e aí na lavagem passa a a máscara de nutrição?