Consegui terminar a transição capilar em apenas um ano, vem aqui acompanhar cada mês.
Olá meninas! Venho aqui com mais um post da transição capilar, contando a etapa final da minha transição e como consegui passar por este processo em apenas um ano. Primeiro, se você não viu ainda a parte 1, 2 e 3 e tá curiosa, vou deixar aqui o link para você acessar. Mas vou tentar dar uma resumida aqui em tudo que aconteceu e aí mostrar onde estou, acho que nem vai precisar ver os posts anteriores.
Janeiro 2020
No dia 14 de janeiro de 2020 eu fiz meu último alisamento (selagem). Quando fiz, eu não imaginava que seria meu último. Eu vinha paquerando a transição capilar há um ano mas não tinha forças para de fato começar, pois tinha medo da textura que ficaria, sem contar o trabalhão que iria dar.
Março 2020
Começou a quarentena, eu sabia que em junho - a data para o retoque do meu alisamento - eu não teria cabeleireiro disponível para retocar. Foi neste mês também que percebi que era refém de secador, chapinha e babyliss, pra deixar meu cabelo bonito com as pontas viradas. Eu sempre modelava as pontas, sempre. Eu alisei o cabelo pra deixar minha vida mais prática, porque eu usava chapinha direto pra alisar, então me diz explica onde que está a praticidade se eu continuei usando chapinha? Aquela ponta espigada do cabelo alisado me incomodava demais. Que sentido fazia eu alisar meu cabelo se eu ia ondulá-lo com calor depois?
Abril 2020
Essa foto foi a primeira fez que deixei meu cabelo secar sozinho. Eu lembro que fiquei muito feliz em ver a raiz da parte da frente mais ondulada! Mas só vi isso mesmo, mais nada. O cabelo estava todinho liso. Eu achava que sem secar as ondas iam voltar, mas depois de 5 anos alisando e secando, o meu cabelo já estava permanentemente liso. Então, somente crescendo cabelo novo para eu ver algum resultado. Pelo fato da minha raiz ser lisa, eu não via nada ainda. Parecia que essa transição ia demorar muito, mas muito tempo.
Maio 2020
Tive uma queda capilar absurda, comecei a tratar a queda com uma linha da salon line (inclusive tem aqui a Resenha SOS Bomba Antiqueda). Nisso, a linha começou a fazer meu cabelo crescer mais rápido. O tônico deles foi milagroso e acredito que tenha sido um aliado em fazer meu cabelo crescer mais rápido. Sem contar que a linha era low poo - eu nem fazia low poo na época - então isso ajudou muito pro meu cabelo parar de quebrar.
Junho 2020
Comecei a ver ondas, finalmente. Mas ainda estava tudo muito confuso. Eu tentava umas finalizações mas meu cabelo não respondia. Como antes de alisar eu não cuidava direito das minhas ondas, eu nem sabia qual era o formato do meu cabelo. Portanto, na transição, fiquei meio que nas escuras do que esperar no final de tudo. E se não ficasse bom? E se as ondas fossem feias mesmo?
Julho 2020
A paciência começou a esgotar, mas eu não queria fazer o big chop. Eu estava finalmente com o cabelo longo, depois de dois anos de cabelo curto, então eu já tinha cansado do cabelo curto e estava curtindo super aquele cabelo mais longo. Eu comecei com as texturizações sem calor, meu cabelo ficava lindo! Mas a curiosidade estava lá né: como que será que de fato é meu cabelo natural?
Agosto 2020
Dei a louca, cortei tudo, inclusive doei meu cabelo. Minha ansiedade foi maior do que a vontade de ter cabelo longo. Eu pensei "quer saber, quero meu cabelo definido, não longo". E aí, as ondas finalmente apareceram. A parte da frente ainda estava lisa, porque não deu para cortar muito (afinal, eram apenas 8 meses em transição). Então eu fiquei sim com o cabelo em duas texturas, mas a maioria já estava ondulado.
Setembro 2020
Pintei de loiro, tudo! Pensa em um arrependimento...
Eu amei a cor, era m tom que eu sempre tentei mas nunca consegui, por conta do alisamento. Mas, me arrependi porque o loiro altera o formato do cabelo! As ondas definem menos.
Como eu estava em transição, ficou difícil saber o que era liso por conta do loiro e o que era liso por conta do alisamento que ainda não tinha sido cortado. Meu cabelo perdeu definição, foi muito difícil entender qual formato ele era. Eu cuidei direitinho, ele não quebrou e nem ficou elástico, mas foi difícil entender o que tava acontecendo ali. Nas fotos acima, na esquerda meu cabelo está recém finalizado, e na direita ele está no day after (não sei o que aconteceu na foto que ele saiu tão amarelo assim, mas ele não tava dessa cor não, tava igual na foto da direita).
Como você pode ver, as mechas da parte de cima estavam completamente sem definição, um ondulado liso. E eu não sabia se isso era do loiro ou se era da transição. Eu não conseguia fazer resenha de produtos aqui, não tinha como falar bem de um produto se o modelo (meu cabelo) estava completamente sem formato. Ele estava macio, saudável, mas não aparentava assim!
Passei meses na texturização, babyliss... não tinha finalização que deixasse meu cabelo 100% ondulado. Foi bem frustrante, confesso. Porém, tirei fotos em novembro para a minha carreira (sou cantora), fotos que vou ter que usar até abril, por questões estratégicas. Ou seja, eu teria que ficar loira até abril, significando que eu teria que retocar o loiro pelo menos uma vez neste tempo. Pensa no medo...
Dezembro 2020
Retoquei o loiro e cortei o resto do liso (sobrou quase nada). Isso foi um alívio. Além de ter cuidado muito bem do meu cabelo antes de descolorir (tem um post aqui detalhando tudo que fiz pra prevenir que estragasse tanto), eu terminei de cortar todo o liso que faltava. Em duas lavagens, as ondas voltaram. O movimento voltou. Claro, não estava igual ao meu cabelo virgem, mas já era outro cabelo. Tudo porque tirei aquele liso. Fotos abaixo...
Janeiro 2021
Um ano desde o último alisamento. E cá estou eu. De cabelo curto/médio, ondulado, e amando cada dia mais este meu cabelo, sem entender sequer porque eu alisei ele 6 anos atrás. Na foto da direita foi no dia em que lavei e finalizei, e na foto da esquerda é um day after, somente com gel e água. Ambas fotos não são da mesma finalização, elas tem uma semana de diferença! Você percebe que sim, ele perde formato no dia seguinte porque eu durmo. Mas eu não preciso mais de nenhuma texturização! Sabem o alívio que é isso?
E o melhor de tudo: cabelo loiro definido!!!! Nem consegui acreditar quando vi essas ondinhas aparecerem. Fiquei emocionada, orgulhosa de tudo que passei e onde cheguei!
Agora a vida é outra! Tudo mudou. Só lavo meu cabelo de manhã, para ir secando ao longo do dia. Virei rainha do gel de day after, fui aprendendo o que meu cabelo gosta - e odeia - e confesso que ainda estou em aprendizado. Aprendi a me amar de cabelo definido, "rebelde", curto, longo... acredito que a transição foi muito além de trazer minhas ondas de volta. Foi uma mudança interna. Vou fazer um post em breve com dicas para quem está começando a transição! Coisas que fiz que foram boas, e coisas que eu não recomendo que façam.
Esse foi um vídeo mais egocêntrico, eu diria kkkk. Mas eu acho importante contar pra vocês cada passo, quem sabe vocês se identificam!
Para quem quer saber, meu cabelo cresceu uns 20-25cm em um ano. É bastante, pois o cabelo comum normalmente cresce 1cm por mês, ou seja, 12cm por ano. Por isso consegui cortar tão rápido. Mas lembre-se que algumas coisas influenciam, como a curvatura do seu cabelo. Meu cabelo é ondulado 2A2B, ou seja, por mais que ele tenha um fator encolhimento, nem se compara com as cacheadas e crespas. Considere isso quando você fizer sua transição! Pode demorar mais porque curvas mais "estreitas" tem o fator encolhimento, então você acaba esperando mais para fazer o big chop e se sentir bem com aquele cabelo mais curtinho. Se você quiser saber como fazer seu cabelo crescer mais rápido, fiz um post recentemente dando várias dicas!
Espero que tenha gostado de acompanhar a minha jornada. Quero muito poder inspirar outras mulheres a criarem coragem para fazer a transição. Não é um processo fácil, você precisa ter muita paciência, mas vale cada dia de espera. Conta aqui nos comentários se você está considerando fazer, se você já passou pela transição, se está passando... conta sua história!
Se você curtiu a temática de cabelo, aproveita que aqui no blog eu tenho uma categoria com bastante conteúdo cabelístico, e esse ano promete ainda mais porque tô cheia de produto pra fazer resenha aqui no blog. Assina a newsletter no final dessa página para não perder nenhuma publicação nova! Até semana que vem 💖
Comments