top of page
Foto do escritor50 tons

ENTENDA O QUE É LUGAR DE FALA

Atualizado: 17 de jun. de 2020

É um assunto complicado e um pouco polêmico, mas precisamos falar sobre isso.

Olá garotas e garotos (caso tenha algum garoto aqui, não é meixmo?). Venho hoje escrever esse post sobre lugar de fala, afinal, estamos passando por um momento muito delicado e histórico no mundo: a luta pela igualdade racial entre brancos e negros. "Ah mas ela sempre existiu" sim, essa luta existe desde sempre e agora, mais que nunca, está tomando uma proporção muito maior. Que bom né? É ótimo ver pessoas do mundo se comovendo com a causa e com a trágica história de George Floyd e de outros negros que sofriam/sofrem pelo preconceito racial. Não podemos fechar os olhos para a injustiças que não-brancos passam por conta do tom de pele.

O problema é que no meio de tanta manifestação e postagens, as pessoas acabam se perdendo com o lugar de fala.


Afinal, o que é lugar de fala?

O lugar de fala é um termo usado para descrever o direito e propriedade que um pessoa, um grupo ou uma sociedade tem para falar de certo assunto. Por exemplo, quando o assunto é menstruação, o lugar de fala é das mulheres. Pelo fato de homens cis* não terem um útero, eles não podem opinar e palpitar sobre menstruação - ou aborto, se você parar para pensar. Mas este tema do aborto será em um outro post.

*homens e mulheres cis são aqueles que nasceram com as genitálias masculinas e femininas e se identificam com elas. (não-transgênero), não é um termo associado à orientação sexual.


Lugar de fala na luta contra o racismo

"Ah, mas como que isso se aplicaria ao racismo? Não deveríamos todos ser contra racismo?"

Com certeza! Temos que ser anti-racistas. Mas é muito diferente apoiarmos uma causa e nos apropriarmos dela.

Eu sou branca e sou anti-racista. Mas jamais saberei o que é viver em uma sociedade racista de fato, porque não sou negra. Não perdi oportunidades por conta da minha cor de pele. Nunca me chamaram de "branca bonita" e nunca pensavam que eu estava roubando algo de algum estabelecimento comercial.

Eu, branca, não sei o que é sofrer por racismo. Eu posso imaginar, simpatizar, me comover, mas eu de fato não sei o que é. Eu não sinto na pele o que mulheres e homens negros sentem. Eu não posso me apropriar da luta deles como se fosse minha. Posso apoiar e propagar tudo que eles têm a dizer, mas tem que ser o que eles tem a dizer, não minhas próprias conclusões, entendem?

Inclusive esse foi um grande motivo pelo qual eu ainda não quis escrever a respeito de racismo no blog! Tenho que ter muita cautela para não falar sobre algo que não é propriamente meu. Quero abordar o tema sim, mas da maneira correta! O que vou sim fazer é recomendar mulheres negras para vocês seguirem e se informarem. Por muito tempo o branco é escutado e o negro é deixado de lado. Este é um movimento deles então vamos dar voz para eles!

Recentemente comecei a ler os posts do blog http://blogueirasnegras.org/ e gente, são muito bons! Aproveitem o momento para seguir este blog. Ainda farei um post somente sobre racismo e dicas de filmes, séries e blogs para quem está afim de abrir a cabeça e aprender mais sobre o assunto. Mas a princípio já indico o blogueirasnegras. É um blog que abre espaço para mulheres negras escreverem e compartilharem suas visões a respeito de racismo, preconceito, feminismo, etc. Elas tem lugar de fala e falam mesmo!


Lugar de fala em outras situações

Este post não é apenas sobre o lugar de fala na luta contra o racismo. Afinal, o nome da nossa categoria é #desconstruindo, e vamos desconstruir o lugar de fala em outros exemplos!

  • Maternidade: se você não é mãe, não é seu lugar de fala.

  • Gordofobia: se você não é gorda, não é seu lugar de fala.

  • Período menstrual: se você não é mulher cis, não é seu lugar de fala.

  • Homossexualidade: se você não é gay, não é seu lugar de fala.

  • Aborto: se você não nasceu com um útero, não é seu lugar de fala.

  • Cultura: se não é a sua cultura, não é seu lugar de fala.

  • Feminismo: se você não é mulher, não é seu lugar de fala.

Existem muitas outras situações nas quais temos ou não lugar de fala. Basta pensar e refletir. Quando você for falar algo sobre algum desses movimentos, pense primeiro se você tem propriedade e vivência no assunto. Pense se o que você for falar não vai ofender o outro lado.

Apoie as causas! Elas precisam de apoiadores. Mas abra o espaço para as pessoas que tem sim lugar de fala para falarem. Elas vão te ensinar muita coisa, muito mais do que você imagina. Foi assim que eu aprendi sobre várias dessas lutas, incluindo feminismo.

Aqui no blog tomarei este cuidado! Quando for escrever sobre qualquer assunto que não tenho propriedade, irei atrás de informações vindas por pessoas que de fato podem falar a respeito.

Sim, ainda farei meu post sobre o movimento anti-racista! Mas antes de iniciar essa sequência de posts no blog, achava necessário escrever sobre o lugar de fala.

Comente abaixo outros exemplos de lugar de fala e algum assunto que vocês acham que merece ser #desconstruído. Toda segunda-feira farei post novo nesta categoria. Temos muito a conversar.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


Sua colaboração é sempre bem vinda ❤️

Qualquer valor me ajuda a crescer e investir mais no blog 😊

PayPal ButtonPayPal Button

*Doação 100% segura feita pelo paypal*

Nunca perca um post novo!

Assine nossa lista e receba todas atualizações do blog ❤️

bottom of page